10 sites jurídicos que todo profissional do Direito precisa conhecer para se manter informado
Todo profissional do Direito deve se manter bem informado. Mas na Era Digital, são tantas as fontes de informação que pode ser difícil identificar os sites jurídicos mais confiáveis.
Decisões de Tribunais, mudanças na legislação, tendências, novas tecnologias. Seja você advogado, magistrado, assessor jurídico ou servido público, é indispensável manter-se constantemente atualizado com informação de qualidade.
Pensando em facilitar a sua vida, o SAJ Digital selecionou 10 sites jurídicos indispensáveis para você manter nos seus favoritos. Mas também queremos saber: você recomenda algum outro site? Conte para gente nos comentários!
ConJur
Um dos mais tradicionais sites jurídicos do Brasil. O ConJur é focado na cobertura do dia a dia das instituições da Justiça, noticia e repercute as decisões mais importantes para a sociedade. É também um canal para renomados colunistas e juristas discutirem os temas relevantes do Direito em artigos de opinião.
InSAJ
Blog voltado para o universo das Procuradorias de Justiça. Reúne textos com boas práticas para as instituições, como dicas de como aumentar a arrecadação ou diminuir os gastos no Consultivo. Oferece materiais educativos e modelos de peças processuais. Apresenta cases de sucesso de Procuradorias Estaduais ou Municipais que conseguiram resultados positivos com uma gestão focada em tecnologia. Também repercute os grandes temas que interessam para o dia a dia dos procuradores.
Jota
Portal jurídico focado não apenas no Judiciário, mas em como os acontecimentos refletem nos Três Poderes. Formado por jornalistas especializados na cobertura jurídica, apresenta notícias diárias aprofundadas com análises. Dedica um grande espaço para acompanhar as inovações no ecossistema da Justiça. O Jota também é um espaço aberto para colunistas e articulistas discutirem os temas relevantes da área.
Migalhas
O Migalhas começou no ano 2000 como uma lista de e-mails com notas bem-humoradas sobre os principais fatos do dia. Fez tanto sucesso que hoje é um portal jurídico com notícias, reportagens, entrevistas, coberturas especiais conteúdo em vídeo — e, claro, a newsletter com as tradicionais pílulas de informação. O portal Migalhas alcança diariamente 1,5 milhão de pessoas, e tem 600 mil leitores cadastrados na newsletter.
AB2L
A AB2L é a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, fundada em 2017 com o objetivo de conectar empresas e iniciativas inovadoras para a Justiça. O site reúne notícias, artigos e eventos sobre tudo que envolve a aplicação de novas tecnologias aplicadas ao exercício do Direito. Acesse para saber mais sobre como Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Machine Learning estão transformando a Justiça.
Blog SAJ ADV
O SAJ ADV é o melhor software jurídico voltado para a gestão completa de escritórios de advocacia. O blog oferece conteúdos especializados voltados para o dia a dia dos advogados. Análises de legislação, dicas de gestão de escritório e marketing, artigos, modelos de peças processuais, planilhas de cálculos. Imprescindível para os profissionais do Direito que também são empreendedores.
Juristas
O Portal Juristas tem como intuito integrar a comunidade jurídica por meio de conteúdos informativos e de aprendizagem. Com serviços para assinantes e colaboradores, o Juristas conta com uma equipe de colunistas do meio jurídico que compartilham temas atuais e dinâmicos para estimular o exercício da cidadania dos leitores. Além disso, o portal conta também com uma revista, modelos de petição e livros sobre temas que permeiam a advocacia.
CNJ
O portal do Conselho Nacional de Justiça é atualizado diariamente com notícia sobre instituição. É um site jurídico essencial para se manter informado sobre os desafios, diretrizes e políticas para o Judiciário. Além disso, o CNJ disponibiliza os painéis de indicadores do relatório Justiça em Números. Também é um radar sobre quais ações são prioridade para os Tribunais nos próximos anos.
Jusbrasil
O Jusbrasil é mais que um site jurídico. É uma plataforma que tem o objetivo de aproximar os cidadãos da Justiça. Faz isso em duas principais frentes. A primeira é oferecendo informação jurídica acessível, descomplicada e de qualidade. Empoderando as pessoas a conhecerem melhor seus direitos, o Jusbrasil qualifica a aproximação delas com os advogados. Aí entra a segunda frente: o Diretório de Advogados, plataforma de busca que facilita essa conexão.
Portais das instituições
Informação direto da fonte. Hoje, praticamente todas as instituições públicas do Judiciário têm equipes próprias de comunicação. Visite a página do Tribunal, Procuradoria ou Ministério Público que você tem mais contato para saber o que está sendo feito por lá.