DPE-SC Softplan SAJ Defensorias 2

DPE-SC inicia projeto de implantação do SAJ Defensorias 

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC) deu início em setembro de 2022 ao projeto de implantação do SAJ Defensorias, sistema de gestão de demandas judiciais e extrajudiciais que ajudará a aprimorar a produtividade do órgão. Em conjunto com a equipe técnica da Softplan, empresa catarinense desenvolvedora do sistema, representantes da DPE-SC participaram de uma prova de conceito, em que puderam utilizar uma primeira versão da solução em funcionamento. Na demonstração, os participantes viram na prática a integração do SAJ Defensorias com o sistema utilizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). 

“A nossa grande expectativa é que o sistema possa contribuir para dar celeridade aos processos, melhorar a qualidade dos atendimentos prestados e trazer, acima de tudo, a tecnologia, tão essencial aos tempos atuais para qualquer instituição pública”, declarou o Defensor Público-Geral de Santa Catarina, Renan Soares de Souza, durante a visita à sede da Softplan. 

“O sistema tem uma experiência de usuário excelente, é bem intuitivo e a utilização das ferramentas se amolda bem às nossas necessidades na Defensoria, principalmente na parte de gestão dos processos judiciais”, disse o Defensor Público André Braga, coordenador de Sistema Processual na DPE-SC.   

Representantes da DPE-SC e da Softplan em visita à sede da empresa, em Florianópolis.

Projeto de implantação em etapas 

Após a prova de conceito, representantes da DPE-SC visitaram a sede da Softplan, em Florianópolis, para oficializar o início dos trabalhos. De acordo com o cronograma, a próxima etapa será a fase de levantamento de dados, configuração e homologação da solução. Nesta parte, as equipes técnicas da Softplan e da DPE-SC trabalharão juntas para adequar o sistema à infraestrutura tecnológica da instituição. Depois, se seguirão as fases de capacitação dos usuários e acompanhamento assistido do módulo judicial do sistema, que serão realizadas de forma gradual. Posteriormente, está prevista a implantação e capacitação do módulo extrajudicial e dos módulos relativos à atividade meio da Defensoria Pública.   

“Hoje, por não termos um sistema, a gestão de gabinete, a gestão do trabalho é diferente para cada Defensoria. Com o sistema, será possível uniformizar e organizar todas as rotinas. Isso faz com que a gente consiga desburocratizar o trabalho, acelerar um pouco mais, conseguir fazer mais atos”, explica a Defensora Pública e corregedora da DPE-SC, Raquel Braun, que acompanhou a prova de conceito. “Ganha também o assistido da Defensoria, porque fica mais fácil localizar suas informações no sistema, seus documentos”, completa. 

Resultados esperados 

O SAJ Defensorias é uma solução especializada desenvolvida para garantir uma gestão completa das demandas judiciais da produtividade interna. Todo o trabalho do órgão é integrado em único sistema, garantindo maior organização e padronização. 

“Outro grande diferencial do SAJ Defensorias é a integração com o Tribunal de Justiça. Isso possibilita uma maior agilidade na resolução dos casos, sem a necessidade de os Defensores Públicos acessarem mais de um sistema para protocolar, ajuizar, receber intimações e consultar prazos”, explicou o diretor comercial da Softplan, Rafael Stabile, que esteve no encontro com a DPE-SC na sede da empresa. 

Os resultados esperados de produtividade, transparência, economia de recursos e sustentabilidade – uma vez que o sistema elimina o uso de papel na tramitação de processos – vão ao encontro do interesse da DPE-SC em buscar uma atuação inovadora. Nos últimos anos, a tecnologia vem modificando a forma de se trabalhar na esfera jurídica, e o órgão catarinense está fazendo investimentos para se modernizar.  “A gente espera que o sistema traga uma resposta mais ágil. Que a gente tenha um ganho de produtividade de forma possa atender a um número maior de pessoas. Que a gente consiga ter uma entrega maior para a sociedade com os mesmos recursos que temos hoje. Ou seja, fazer mais com o que a gente já tem”, resume Braga.