
Transformação digital no MPCE: começa a expansão do SAJ para todas as promotorias
Na última semana, o Ministério Público do Ceará iniciou uma fase importante de seu projeto de transformação digital.
Depois da implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) em sete promotorias-piloto, foi dada a largada para a expansão do SAJ Ministérios Públicos nas demais promotorias do Ceará. Durante o mês de janeiro, 112 membros e servidores de 63 promotorias da região de Fortaleza participarão de treinamentos presenciais. Os profissionais também contarão com o acompanhamento assistido de uso do sistema, apoiado por especialistas da Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ Ministérios Públicos.
“Os usuários são nosso foco nos treinamentos. É fundamental que tenham familiaridade com o SAJ para que sintam o menor impacto possível desta nova tecnologia em suas rotinas. Para isso, também acompanhamos os primeiros dias de contato dos usuários com o sistema a fim de sanar as dúvidas e ajudá-los a aperfeiçoar suas boas práticas”, argumenta Kleber Teixeira, gerente de Produto da Softplan.

Servidores e promotores participam de treinamento na Escola Superior do Ministério Público
A previsão é que a expansão do SAJ no MPCE esteja concluída no início do segundo semestre deste ano. Até lá, todas as promotorias, procuradorias, Corregedoria e o Conselho Superior do MP terão o SAJ como sistema único. Isso possibilitará a padronização e o aperfeiçoamento das atividades da instituição. Ao todo, serão mais de 300 promotorias capacitadas.
Confira o vídeo sobre a transformação digital no MPCE:
“Acreditamos nessa transição mesmo sabendo de todas as dificuldades que uma mudança cultural possa causar. Sabemos dos esforços que devemos fazer para sair do papel e chegar ao mundo digital. Vamos tentar diminuir as resistências e os problemas que possam aparecer”, garante o secretário-geral do MPCE, Haley de Carvalho.
Tecnologia permite padronização de atividades
Ainda que o primeiro contato com uma nova atividade possa gerar algum tipo de resistência, a mensagem da transformação digital do MPCE já está compreendida. “O sistema representa maior controle por parte dos membros, auxiliando ainda na quantificação dos procedimentos e obtenção de dados. Isso vai garantir mais agilidade, visibilidade e transparência para a população”, destaca Haley de Carvalho.

Especialista da Softplan tira dúvidas de servidor durante expediente de trabalho
Para o assessor da Promotoria de Justiça Militar, Ricardo Rocha Lustosa, a etapa de treinamentos é importante para que a instituição tenha suas atividades padronizadas. “O SAJ será muito bom para as atividades gerenciais, para que tenhamos uma melhor gestão com a elaboração de relatórios, por exemplo.”
Expansão do SAJ: dúvidas podem ser tiradas por capacitação a distância
Além dos treinamentos presenciais, os membros e servidores do MP têm à disposição uma série de conteúdos ricos sobre o melhor uso do SAJ. Os materiais podem ser acessados pela Universidade Softplan. É por meio desta plataforma online que os estagiários serão capacitados.
O cronograma das ações de expansão do SAJ no Ceará será comunicado às promotorias. As fases do projeto estão detalhadas no site do projeto MPCE Digital. As dúvidas sobre a transformação digital da instituição podem ser encaminhadas para sajmp@mpce.mp.br.