Fórum Estratégico Ministérios Públicos Softplan 2021 (1)

MPs e Softplan se reúnem em Florianópolis para discutir evolução do SAJ Ministérios Públicos

Representantes dos Ministérios Públicos Estaduais que adotam a solução SAJ se reuniram em Florianópolis para mais uma edição do Fórum Estratégico. O encontro ocorreu na sede da Softplan, empresa desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça, em Florianópolis nos dias 18 de 19 de novembro. Na ocasião, os participantes debateram sobre a evolução do sistema de gestão processual nos aspectos de: de nova geração tecnológica, segurança digital, Lei Geral de Proteção de Dados e inteligência artificial.

A abertura do evento contou com uma saudação do CEO da Softplan, Eduardo Smith, e de uma apresentação do diretor-executivo da Unidade de Justiça, Rodrigo Santos. Os diretores também ficaram presentes para ouvir as demandas e sugestões do grupo de representantes dos MPs que utilizam o SAJ Ministérios Públicos. Paro o executivo da Softplan, Alexandre Vedovelli, que organizou o evento junto aos clientes, o encontro foi um sucesso:

“Foi o nosso primeiro encontro presencial depois do início da pandemia. É muito importante termos todos reunidos em um mesmo espaço para discutir, sugerir e cobrar mudanças e evoluções no sistema. Afinal, o SAJ pertence aos ministérios públicos”, disse Vedovelli.

Na programação, os representantes dos MPs assistiram a apresentações sobre as evoluções do sistema em âmbitos como: ciclo de desenvolvimento, nova geração tecnológica, inteligência artificial, segurança de dados de Lei Geral de Proteção de Dados. Feitas as exposições, a eles foi dada a palavra para contribuir com sugestões de melhorias e cobranças por demandas específicas às necessidades dos Ministérios Públicos.

“Agradeço à Softplan por nos receber e ouvir nossas demandas. Saio deste encontro muito satisfeito com os resultados. Os MPs não querem simplesmente um sistema mais bonito, mas um que nos ajude a sermos efetivos em levar garantir a Justiça à sociedade”, disse o Promotor de Justiça Guilherme Zattar, presidente da Comissão de Sistemas para Área-Fim do MPSC.

“Gostei de conhecer pessoalmente as pessoas com que trabalho a distância, a maturidade de todos os debates, feitos em alto nível, e a capacidade de absorção dos colaboradores da Softplan das necessidades e dificuldades dos MPs clientes”, afirmou o Promotor de Justiça André Lavareda, do MPAM.

“Ficamos muito alegres pela forma atenciosa, competente e extremamente carinhosa dispensada por todos os integrantes do evento. Nosso debate sobre questões tecnológicas, envolvendo os MPs que utilizam o SAJ, pensando no presente e no futuro, foi simplesmente fantástico”, disse o Promotor de Justiça Almir Blanco, do MPAC.

Grupos de trabalho são formalizados

Um dos principais resultados do Fórum Estratégico de Ministérios Públicos foi a criação de quatro grupos de trabalho constituídos de representantes dos MPs e da Softplan. Esses grupos discutirão e acompanharão mudanças e evoluções a respeito de: a) nova geração tecnológica do SAJ Ministérios Públicos; b) modelo de contratação; c) segurança da informação; d) Lei Geral de Proteção de Dados.

Os grupos já estão sendo formalizados, e se reunirão periodicamente ao longo dos próximos meses. Também foi acertado que serão realizadas reuniões mensais entre Softplan e Ministérios Públicos, e a próxima edição do Fórum Estratégico para 2022 já foi definida. Todos esses compromissos foram firmados em uma carta, assinada pelos presentes no encontro.

“Juntos, temos potencial para revolucionar a administração da Justiça usando tecnologia. Precisamos aprender a caminhar juntos para acertar no alvo”, declarou o Promotor de Justiça Paulo César Zeni, presidente do Comitê Gestor do Sistema de Processo Eletrônico do MPMS.

“O trabalho dos desenvolvedores da Softplan é o que propicia e facilita a realização da missão do Ministério Público de promover a Justiça e defender os interesses da sociedade, principalmente dos menos favorecidos”, ressaltou o Promotor de Justiça Haley de Carvalho Filho, Promotor de Justiça e coordenador do Núcleo Permanente para a Gestão e Priorização das Soluções de Tecnologia da Informação para a Área Fim (Nusaf) do MPCE.

Estiveram presentes no Fórum Estratégico de Ministérios Públicos realizado nos dias 18 e 19 de novembro em Florianópolis:

MPSC
Guilherme Zattar – Presidente da Comissão de Sistemas para Área-Fim
Paulo Cesar Allebrandt – Coordenador de Tecnologia da Informação
Orlando da Silva Baptista – Gerente de Sistemas
Janaina Klettenberg da Silveira – Chefe do Setor de Sistemas da Área-Fim
Daniel Araujo de Oliveira – Assistente de Promotoria
José Wilton Sousa de Freitas – Técnico do MP – Setor de Sistemas da Área-Fim
Caio Andrezzo – Técnico em Informática – Setor de Sistemas de Informação

MPCE
Haley de Carvalho Filho – Promotor de Justiça e coordenador do Núcleo Permanente para a Gestão e Priorização das Soluções de Tecnologia da Informação para a Área-Fim (Nusaf)
Dalmo Dallari – Gerente de Sistemas da Área-Fim
Hugo José Lucena de Mendonça – Promotor de Justiça e Secretário Geral do MPCE

MPMS
Paulo César Zeni – Presidente do Comitê Gestor do Sistema de Processo Eletrônico
Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa – Promotor de Justiça Encarregado de Dados

MPAM
André Lavareda Fonseca – Coordenador do Grupo Gestor SAJ Ministérios Públicos
Tadeu Azevedo de Medeiros – Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação

MPAC
Almir Fernandes Branco – Promotor de Justiça
Ocimar da Silva Sales Junior – Promotor de Justiça
Enayle Alves Faino Patrício dos Reis