gartner tech growth innovation conference san diego california softplan

Softplan participa de conferência da Gartner sobre gestão, tecnologia e inovação

gartner tech growth innovation conference san diego california softplan

Gartner Tech Growth & Innovation Conference aconteceu entre os dias 2 e 5 de junho em San Diego, Califórnia.

Como se manter à frente das tendências em tecnologias disruptivas para atender às necessidades dos clientes? Este foi o tema central do Gartner Tech Growth & Innovation Conference, realizado entre 2 e 5 de junho em San Diego, Califórnia. O evento foi promovido pela Gartner, uma das principais empresas globais de pesquisa e consultoria empresarial.

A Gartner Tech Growth & Innovation Conference trouxe as últimas informações sobre tecnologias emergentes, como cloud, Inteligência Artificial, blockchain, automação, edge computing e Internet das Coisas. Apresentou as mudanças no mercado, entre novas oportunidades e áreas em declínio. E discutiu quais as melhores estratégias em marketing e vendas para garantir crescimento e escalabilidade nas grandes empresas.

O evento reuniu em San Diego renomadas empresas provedoras de tecnologias e serviços. Entre elas a Softplan, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do Brasil, esteve presente na conferência. Foi uma oportunidade para os executivos trocarem experiências entre si.

“Os líderes enfrentam desafios cada vez maiores de gerenciamento da evolução e inovação de produtos em mercados caracterizados por ciclos tecnológicos acelerados, interrupções de produção e mudanças nas demandas dos clientes. Os fornecedores de tecnologia que adotarem uma abordagem mais consistente e ampla para uma estratégia centrada no cliente serão recompensados”, avaliou o gerente de Produto da Softplan, Rafael Stabile.

Uma das principais tendências apresentadas pela Gartner foi a da Gestão de Produtos Digital. Para os analistas, empresas que não adotarem esta competência poderão ficar para trás nos próximos dois anos.

“Independentemente se você for um provedor de software, hardware, soluções ou serviços, a Gestão de Produtos Digital é uma nova competência inevitável. Organizações que adotarem e investirem nisso estarão mais bem equipadas para capitalizar com as mudanças e disrupções no mercado”, disse o vice-presidente de Pesquisas da Gartner, Lars Van Dam.

O que é Gestão de Produtos Digital?

A Gestão de Produtos Digital é uma nova área que expande o escopo da Gestão de Produtos tradicional. Utiliza princípios de design e dados quantitativos para embasar visão de produto, direção, tomada de decisões e novas experiências para os clientes.

“A maioria dos CEOs esperam mudar os modelos de negócios dentro de dois anos. E até 2024, 80% das empresas de tecnologia passarão por uma reestruturação radical ao adotaram modelos operacionais centrados no produto. Isso exigirá que os gerentes de produto repensem como o valor é percebido, criado e consumido”, disse Van Dam.

A Gartner listou 5 competências da Gestão de Produtos Digital para direcionar as mudanças no modelo de negócios:

  1. Tomar decisões baseadas em dados.
  2. Projetar produtos e serviços pensando na experiência dos clientes.
  3. Distinguir os produtos e serviços ao explorar todas as oportunidades baseadas em tecnologias digitais.
  4. Incorporar as consequências das disrupções nas abordagens já existentes de Gestão de Produto.
  5. Entregar produtos e serviços por meio de canais digitais inovadores.

“A inovação não surge mais do Desenvolvimento, que cria o produto que o resto da empresa leva para o mercado. Em vez disso, os diversos departamentos contribuem diariamente com a criação e entrega do produto”, concluiu Van Dam.

“Na Softplan, estamos passando por um momento muito importante de evolução das nossas soluções. Foi muito interessante conhecer como outras empresas estão se estruturando para desafios como este. Quem trabalha com tecnologia deve lidar com a imprevisibilidade, impulsionar a inovação de produtos e criar planos de negócios e cultura que promovam a inovação contínua”, disse Stabile.

Leia também

Gartner Symposium: Confira os insights da Softplan para a área de Inovação na Justiça e gestão pública