37% de todos os processos pendentes na Justiça Estadual estão no SAJ

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é a solução de gestão de processos desenvolvida pela Softplan, utilizada por seis Tribunais de Justiça brasileiros. No total, o SAJ abrigou mais de 22 milhões de processos pendentes em 2019. Portanto, 37% do estoque de processos pendentes na Justiça Estadual do país tramitaram no SAJ no ano passado.

Esses dados e as demais análises comparativas entre os Tribunais que utilizam o SAJ e os outros 21 TJs que detêm outros sistemas de gerenciamento de processos eletrônicos estão no relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O SAJ é acessado diariamente por 3.508 magistrados e 92.173 servidores dos Tribunais de Justiça do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“O sistema de gestão processual impulsiona a prestação jurisdicional, juntamente com a estrutura física disponível nos Tribunais de Justiça, infraestrutura de TI e o corpo técnico-jurídico de servidores e magistrados”, diz o analista de negócios da Softplan, Tiago Melo, autor da análise comparativa dos Tribunais SAJ com os Tribunais Não-SAJ.

Confira a análise completa: