Mês da advocacia

Mês da Advocacia: Softplan participa de seminário sobre startups e Direito na sede da OAB SC, em Florianópolis

Responsáveis por representar os cidadãos perante a Justiça, os advogados comemoram seu dia no início de agosto. Em alusão à data, a Ordem dos Advogados Brasileiros de Santa Catarina realiza uma programação especial para o Mês da Advocacia.

De 29 de julho a 30 de agosto ocorrem 36 eventos na Capital catarinense, Florianópolis, e 49 nas Subseções para pensar o futuro, os avanços e os desafios da advocacia 4.0.

Nesta quarta-feira, 21, o evento recebeu o diretor de Operações da Softplan, Rodrigo Santos, para discutir sobre internacionalização de startups.

Com participação do Head da empresa catarinense Involves, Guilherme Coan Hobold, e mediação do membro da comissão de Direito das Startups da OAB SC, Thiago Schutz, a mesa redonda trouxe os desafios do advogado para auxiliar as empresas de tecnologia na expansão de mercado em diferentes países.

Rodrigo Santos conta como a Softplan estudou o mercado internacional para expandir sua atuação na Justiça. Foto: Alice Sima/Softplan.

“Você não internacionaliza uma empresa para o mundo. Você leva a sua empresa para um país específico. Cada país tem sua peculiaridade legal, tributária e desafios que podem validar ou invalidar seu produto”, diz Santos.

Florianópolis e a internacionalização

Florianópolis possui a maior densidade de startups do Brasil, porém, ainda representa somente 1,6% do mercado de software mundial. E uma das grandes dificuldades na internacionalização de empresas locais é, justamente, encontrar profissionais do Direito que atuam na parte jurídica da expansão.

Isso porque é necessário que, além de possuir conhecimentos das leis brasileiras, o advogado conheça o mercado de atuação da empresa que está em expansão, conheça a cultura do país que está para receber a empresa brasileira e num segundo momento, entenda os produtos e serviços que aquela empresa oferece.

“No processo de internacionalização, nós precisamos de alguém aqui, no Brasil, para dar apoio e facilitar a abertura do caminho no país em prospecção. Quando fomos para o México, nosso advogado fez a ponte com a advogada local, que conhece muito do mercado e da legislação mexicana. Os dois, em parceria, fizeram uma grande diferença”, conta Hobold sobre a chegada da Involves no México.

Justiça brasileira como exemplo internacional

Para Rodrigo Santos, as soluções da Softplan voltadas para a Justiça navegam em um ‘oceano azul’. Com a experiência e eficiência brasileira perante as instituições da América Latina e Europa na transformação digital, uma grande oportunidade de expansão se abriu.

“A gente começou a avaliar profundamente esse mercado, cruzamos segurança jurídica, similaridade da estrutura judicial, mercados que tinham uma cultura e uma necessidade parecidas com a nossa de forma que os custos de customização do nosso produto fossem mais baixos”, comenta.

Durante os anos de 2016 e 2019, a Softplan criou diretrizes, metas e objetivos voltados ao processo de internacionalização. Além disso, a empresa de tecnologia para a Justiça realizou estudos de mercado, investimento em pessoas especializadas e na adaptação do produto para a realidade internacional.

Mês da Advocacia em Santa Catarina

A programação especial da OAB SC se estende por todo o mês de agosto com três congressos com temas como Direito Digital, Previdência e Direito Administrativo, além de palestras com especialistas de diversas áreas jurídicas. Você pode conferir aqui.