SAJ Ministérios Públicos entra em operação no MPAM
Membros e servidores do Ministério Público do Amazonas tiveram nesta semana o primeiro contato com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Desde segunda-feira, usuários da fase piloto da implantação participam de treinamentos e acompanhamento assistido de uso do sistema.
Os trabalhos desta semana representam o início da operacionalização do SAJ Ministérios Públicos no MPAM. Cinco Promotorias e três centros de apoio foram selecionados para receber a etapa piloto do projeto de implantação.
“Esta é uma etapa importante do projeto. É a oportunidade para acompanharmos e realizar adaptações, diminuindo os impactos para o passo seguinte, que é a expansão para todas as unidades da região metropolitana de Manaus”, explica o gerente de produto do SAJ Ministérios Públicos, Kleber Teixeira.
Nos dias 26 e 27, os membros e servidores participaram de treinamentos. Em seguida, os processos extrajudiciais dessas unidades foram migrados para o SAJ Ministérios Públicos. A partir disso, até o dia 30, os usuários terão acompanhamento assistido dos consultores da Softplan, que ajudarão a esclarecer dúvidas sobre o uso do sistema.
A promotora Cley Martins, coordenadora do Grupo Gestor do SAJ Ministérios Públicos, participou do treinamento. Ela agradeceu a presteza dos participantes da etapa piloto do projeto.
“Quero agradecer aos promotores que se colocaram, corajosamente, como voluntários para iniciar esse projeto de automação no MPAM que visa o que todos queremos: solucionar os problemas que chegam até nós. Para isso, vamos otimizar o trabalho do Ministério Público, automatizar diversas tarefas que demandam tempo e esforço, para permitir que o membro ministerial possa pensar mais e dedicar maior atenção à busca de soluções que atendam aos anseios da sociedade.”
O SAJ Ministérios Públicos é um sistema de gestão completo para as instituições da Justiça. Por meio da tramitação de processos digitais e da automação de tarefas, as instituições obtêm resultados em produtividade, transparência, economia de gastos e sustentabilidade. Além do MPAM, outros cinco Ministérios Públicos contam com o SAJ: Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Trabalhos no MPAM começaram em maio
O ponto de partida da implantação do SAJ Ministérios Públicos começou oficialmente em 15 de maio, com a apresentação do cronograma e levantamento dos requisitos necessários. Em seguida, entre 20 e 29 de maio, o consultor do produto realizou o levantamento de dados das promotorias piloto. Após essa etapa a equipe iniciou a preparação do ambiente digital e as integrações com o sistema do Tribunal de Justiça do Amazonas, que utiliza o SAJ Tribunais.
A etapa de configurações das promotorias piloto e da infraestrutura foi concluída em 16 de agosto. Na semana seguinte, o trabalho foi validado pelo MPAM. Todas as etapas do projeto de implantação do SAJ Ministérios Públicos são feitas em parceira entre as equipes técnicas da Softplan e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPAM.
“Queremos dar o melhor sempre, e é muito bom contar com o empenho e esforço de todos. Isso é um avanço, é a história do MP que está sendo modificada. Estamos dando um passo muito grande para melhorar o trabalho no MP, e é isso o que a gente quer: trabalhar com uma ferramenta que nos atenda, que tenha a nossa cara. Então, que possamos caminhar juntos rumo a esse objetivo”, ressaltou a promotora Cley Martins.
Implantação do SAJ Ministérios Públicos está dentro do cronograma
Cinco promotorias e três centros de apoio participam da etapa piloto:
- 9ª Promotoria de Justiça de Manaus
- 34ª Promotoria de Justiça de Manaus
- 55ª Promotoria de Justiça Especializada da Defesa dos Direitos Humanos à Educação
- 59ª Promotoria de Justiça Especializada da Defesa dos Direitos Humanos à Educação
- 94ª Promotoria de Justiça de Manaus
- Centro de Apoio Operacional à Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão e Consumidor
- Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis
- Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais
A etapa seguinte do cronograma de implantação contemplará os Centros de Apoio, com levantamento de dados, configurações e capacitação e acompanhamento assistido. O mesmo procedimento será aplicado, consecutivamente, a outras unidades: Ouvidoria, Corregedoria, demais Procuradorias e Conselho Superior.
A previsão é que a implantação do SAJ Ministérios Públicos na região metropolitana de Manaus esteja 100% concluída em maio de 2020.
Leia também
TJAM melhora prestação jurisdicional com gestão voltada à tecnologia