Atualização do SAJ na PGE de Pernambuco tem integração com sistema do Tribunal e novo layout
Integração com o PJe, sistema usado no TJPE, vai agilizar os processos internos.
A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco recebe neste mês de maio a atualização no Sistema de Automação da Justiça (SAJ Procuradorias). A versão 5.0 vem com duas melhorias para a rotina dos usuários: integração com o PJe e mudança de interface. Também trará ganhos de performance e estabilidade ao sistema.
A integração do SAJ Procuradorias com o PJe, sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), se dará por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI). O MNI é um protocolo que possibilita a troca de informações de processos judiciais entre instituições e sistemas diferentes. No caso, o SAJ (desenvolvido pela Softplan) e o PJe (desenvolvido pelo CNJ).
“Uma das nossas maiores dificuldades, atualmente, é não contar com essa integração. Agora, os usuários vão agilizar os processos internos com uma ferramenta única de trabalho”, explicou o analista de sistemas Luis Ilmar Cavalcanti, gestor do SAJ Procuradorias na PGE de Pernambuco. A implantação da integração está prevista para o dia 27 de maio.
Com a atualização, os usuários centralizarão no SAJ Procuradorias procedimentos que até então eram feitos acessando o PJe. São quatro os principais benefícios que agilizarão diretamente o trabalho dos procuradores e servidores.
- Recebimento e controle de citações e de intimações eletrônicas de 1º e 2º grau do TJPE por meio do SAJ Procuradorias;
- Envio e controle de resposta dos protocolos de peças dos processos digitais de 1º e 2º grau do TJPE;
- Ajuizamentos dos processos digitais de Execução Fiscal e do Contencioso Judicial de 1º e 2º grau do TJPE;
- Pasta Digital Integrada: essa funcionalidade permitirá à PGE de Pernambuco o acesso aos documentos disponíveis no PJe sem a necessidade de sair do SAJ Procuradorias.
Interface gráfica mais intuitiva e funcional
Assim que acessarem pela primeira vez o SAJ Procuradorias 5.0, os usuários vão perceber as mudanças visuais. Toda a interface do sistema foi reformulada de acordo com conceitos de User Experience (Experiência do Usuário). O sistema está mais funcional e intuitivo. Confira as mudanças o infográfico.
“Todas mudanças em cores, ícones e fontes foram pensadas para deixar o uso do sistema muito mais fluido. Em cada tela, conseguimos destacar as informações mais relevantes para que o usuário não perca o foco do que está fazendo”, explicou o diretor de Tecnologia da Softplan, Luis Fernando Fausto.
As mudanças no visual da versão 5.0 do SAJ Procuradorias seguem padrões de mercado e estudos de User Experience. O objetivo é valorizar a hierarquia da informação, a legibilidade e o uso das cores e ícones.