Congresso internacional de TIC: Softplan e JEP apresentam case de sucesso em Justiça Digital


Legali, o sistema de gestão judicial utilizado pela Jurisdição Especial para a Paz (JEP) para a transformação digital da Justiça na Colômbia, permitiu “a digitalização de 14 milhões de páginas, 1.227.917 documentos, 17.156 arquivos e 92.394 notificações eletrônicas certificadas, segundo a Secretária Executiva da JEP, María del Pilar Bahamón, durante sua palestra no Congresso Internacional de TIC, Andicom 2021.

Essa tecnologia é desenvolvida pela empresa Softplan, reconhecida como a maior LawTech (tecnologia jurídica) da América Latina, que tem proporcionado outras vantagens à JEP, como a troca de informações com outras instituições do Estado, a agilidade segura dos procedimentos judiciais e o acesso do cidadão de qualquer canto do país, além de inovação e transparência.

Com o projeto “Justicia + Digital”, a JEP tornou-se o primeiro Tribunal colombiano a trabalhar com expedientes judiciais 100% digitais e o único Tribunal transicional do mundo. Um desafio que destaca a importância do sistema de gestão judicial para o processo de paz na Colômbia, envolvendo mais de 325 mil vítimas e garantindo-lhes respostas mais rápidas e assertivas.

“Legali é o centro, o coração de toda a nossa arquitetura de 15 sistemas que promove a transformação digital, pois faz a gestão de todo o ciclo de vida do processo judicial, supera barreiras físicas, permite o trabalho interno e a comunicação entre as partes e as instituições envolvidas”.

destaca Bahamón

Justiça Digital garantiu resultados durante a pandemia

O acesso à Justiça e aos serviços judiciais foi ainda mais agravado pela pandemia de Covid-19 devido à suspensão das atividades judiciais em vários países. As instituições que utilizam um sistema de gestão judicial robusto não foram impactadas e os cidadãos continuaram a receber atendimento adequado, como se viu nas ações da JEP durante os isolamentos sociais.

Nos locais onde a Justiça Digital está consolidada, o acesso à Justiça torna-se simples e o processo ganha transparência por meio de tecnologias robustas e seguras, que podem ser acessadas pelas partes interessadas para acompanhar o andamento de seus processos.

Justiça Digital na América Latina

A informatização da Justiça tem permitido aos países eliminar atividades burocráticas, como anexar documentos, carimbar, assinar e incorporar documentos. Com apenas a automação da distribuição de processos e incorporação de documentos, consegue-se uma economia de até 25,7 milhões de horas de trabalho, que são utilizadas de forma mais assertiva e estratégica para a sociedade.

“Nos últimos cinco anos, acompanhamos e vivenciamos a transformação digital das instituições de Justiça e de governos da América Latina. Compartilhamos nossa experiência de 30 anos no ecossistema para apoiar as nações em seus processos de modernização, garantindo a Justiça Digital, pois já está comprovado por organismos internacionais que uma justiça forte é fundamental para o desenvolvimento das comunidades ”.

afirma Rafael Stabile, gerente de Negócios Internacionais da Softplan

A empresa é a criadora do SAJ, o sistema de gestão judicial utilizado pela JEP e por 100 outras instituições de Justiça. Os estudos de produtividade dessas entidades mostram dados impressionantes:

  • Redução de até 620% na duração do tempo de processamento judicial, que é o tempo de espera do cidadão para sua demanda na Justiça;
  • Redução de até 90% no tempo entre a distribuição do processo e o primeiro ato do juiz ou magistrado que o recebe;
  • Mais de 20 mil toneladas de papel economizadas, que em recursos financeiros representam cerca de US $ 12,5 milhões;
  • A celeridade do Judiciário garante ganho de 14% na produção nacional, 10% no nível de investimento no país e redução de 10% na taxa de desemprego, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Sobre Softplan

Empresa com mais de 30 anos de tradição, participante ativa na transformação digital do ecossistema de Justiça na América Latina, é a principal provedora de tecnologia especializada, destacando-se como a maior LawTech.

Administrator

Graduada em Jornalismo com MBA em Big Data na Gestão de Marketing. Atua numa Comunicação Estratégica humanizada em grandes corporações, com foco em posicionamento institucional nos mercados do Brasil e da América Latina. É especialista em comunicação, tecnologia e transformação digital.