Congresso internacional de TIC: Softplan e JEP apresentam case de sucesso em Justiça Digital


Legali, o sistema de gestão judicial utilizado pela Jurisdição Especial para a Paz (JEP) para a transformação digital da Justiça na Colômbia, permitiu “a digitalização de 14 milhões de páginas, 1.227.917 documentos, 17.156 arquivos e 92.394 notificações eletrônicas certificadas, segundo a Secretária Executiva da JEP, María del Pilar Bahamón, durante sua palestra no Congresso Internacional de TIC, Andicom 2021.

Essa tecnologia é desenvolvida pela empresa Softplan, reconhecida como a maior LawTech (tecnologia jurídica) da América Latina, que tem proporcionado outras vantagens à JEP, como a troca de informações com outras instituições do Estado, a agilidade segura dos procedimentos judiciais e o acesso do cidadão de qualquer canto do país, além de inovação e transparência.
Com o projeto “Justicia + Digital”, a JEP tornou-se o primeiro Tribunal colombiano a trabalhar com expedientes judiciais 100% digitais e o único Tribunal transicional do mundo. Um desafio que destaca a importância do sistema de gestão judicial para o processo de paz na Colômbia, envolvendo mais de 325 mil vítimas e garantindo-lhes respostas mais rápidas e assertivas.

Assista ao vídeo especial do projeto Justicia + Digital

“Legali é o centro, o coração de toda a nossa arquitetura de 15 sistemas que promove a transformação digital, pois faz a gestão de todo o ciclo de vida do processo judicial, supera barreiras físicas, permite o trabalho interno e a comunicação entre as partes e as instituições envolvidas”, destaca Bahamón.

Destaques na imprensa: El Espectador, Rádio Caracol, Laud FM, Al Día Notícias, Pronto Notícias.

Justiça Digital garantiu resultados durante a pandemia

O acesso à Justiça e aos serviços judiciais foi ainda mais agravado pela pandemia de Covid-19 devido à suspensão das atividades judiciais em vários países. As instituições que utilizam um sistema de gestão judicial robusto não foram impactadas e os cidadãos continuaram a receber atendimento adequado, como se viu nas ações da JEP durante os isolamentos sociais.
Nos locais onde a Justiça Digital está consolidada, o acesso à Justiça torna-se simples e o processo ganha transparência por meio de tecnologias robustas e seguras, que podem ser acessadas pelas partes interessadas para acompanhar o andamento de seus processos.

Justiça Digital na América Latina

A informatização da Justiça tem permitido aos países eliminar atividades burocráticas, como anexar documentos, carimbar, assinar e incorporar documentos. Com apenas a automação da distribuição de processos e incorporação de documentos, consegue-se uma economia de até 25,7 milhões de horas de trabalho, que são utilizadas de forma mais assertiva e estratégica para a sociedade.
“Nos últimos cinco anos, acompanhamos e vivenciamos a transformação digital das instituições de Justiça e de governos da América Latina. Compartilhamos nossa experiência de 30 anos no ecossistema para apoiar as nações em seus processos de modernização, garantindo a Justiça Digital, pois já está comprovado por organismos internacionais que uma justiça forte é fundamental para o desenvolvimento das comunidades ”, afirma Rafael Stabile, gerente de Negócios Internacionais da Softplan.
A empresa é a criadora do SAJ, o sistema de gestão judicial utilizado pela JEP e por 100 outras instituições de Justiça. Os estudos de produtividade dessas entidades mostram dados impressionantes:

  • Redução de até 620% na duração do tempo de processamento judicial, que é o tempo de espera do cidadão para sua demanda na Justiça;
  • Redução de até 90% no tempo entre a distribuição do processo e o primeiro ato do juiz ou magistrado que o recebe;
  • Mais de 20 mil toneladas de papel economizadas, que em recursos financeiros representam cerca de US $ 12,5 milhões;
  • A celeridade do Judiciário garante ganho de 14% na produção nacional, 10% no nível de investimento no país e redução de 10% na taxa de desemprego, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Sobre Softplan

Empresa com mais de 30 anos de tradição, participante ativa na transformação digital do ecossistema de Justiça na América Latina, é a principal provedora de tecnologia especializada, destacando-se como a maior LawTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *