Novo e-SAJ SP: OAB Ribeirão Preto promove evento para advogados

Uma nova tecnologia está disponível aos advogados de São Paulo a partir de fevereiro.

Nesta semana, a Softplan, a convite da OAB de Ribeirão Preto, apresentou os detalhes do novo e-SAJ em São Paulo. A empresa é a desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução de gestão de processos judiciais adotada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O portal e-SAJ é a solução de peticionamento do SAJ, usada majoritariamente por advogados.

Advogados de Ribeirão Preto lotaram o auditório da OAB

Em dezembro, um grupo de 50 advogados paulistas começou a usar a nova versão. Entre eles, o escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, um dos grandes peticionantes do estado, com cerca de mil peticionamentos diários.

“O novo e-SAJ é mais moderno, mais intuitivo e está nos proporcionando mais agilidade”, argumenta Rafael Barioni, sócio do escritório e presidente da Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia da OAB Ribeirão Preto.

O novo e-SAJ foi desenvolvido em parceria com advogados que sugeriram melhorias e testaram as novidades.

“Esse trabalho conjunto é fundamental para que as novidades apoiem de forma assertiva o dia a dia dos operadores do Direito usuários do portal e-SAJ. Com a tecnologia adequada a esta realidade, é possível entregar mais qualidade e agilidade aos cidadãos”, reforça Rodrigo Corrêa Martins, analista de Negócios da Softplan e responsável pelo projeto de modernização do novo e-SAJ.

A liberação da nova versão será feita de forma gradativa aos 400 mil usuários em São Paulo. A previsão é que o novo e-SAJ esteja disponível a todos até o fim de março.

Novo e-SAJ: confira as novidades e os benefícios

  • Novo visual. Logo de cara, os usuários percebem a mudança no visual do novo e-SAJ, que acompanha a evolução do sistema. As cores e layout em tons mais neutros e modernos deixam o portal limpo e agradável de usar. As fontes e as telas facilitam a leitura dos textos, destacando os principais itens e otimizando a rotina de trabalho.  
  • Painel do Advogado. Principal ferramenta para os advogados, o painel foi pensado para facilitar e organizar o acesso às informações suportando fluxos de trabalho de forma eficiente. Agora, todas as pendências relativas aos processos estão agrupadas em um único lugar e organizadas de acordo com os prazos. Além disso, permite o acesso facilitado aos serviços de peticionamento eletrônico, consulta processual e aos autos do processo. 
  • Acompanhamento da petição. Depois de protocolada, a situação de uma petição dentro do Tribunal é atualizada automaticamente no Painel do Advogado. É possível acompanhar se a petição está pendente de distribuição ou de juntada, por exemplo.  
  • Novo Peticionamento Eletrônico. Com base na experiência do usuário, agora é possível visualizar e protocolar uma petição em uma única tela. Fica mais fácil verificar de forma precisa todas as informações. Além disso, conta com o recurso de salvamento automático da petição.
  • Pré-visualização das Peças. O recurso serve como orientação para o correto preenchimento das informações que compõem uma petição (competência, classe, assunto, partes, etc). Também é possível conferir cada documento anexado antes de protocolar a petição e reordenar as peças visualmente, arrastando os documentos.
  • Responsividade. O novo e-SAJ tem recursos de responsividade. Agora, o usuário pode acessar do computador, tablet e celular, fazendo o acompanhamento processual a qualquer momento. 
  • Acessibilidade. O novo portal também permite aos usuários portadores de deficiência visual o acesso de forma facilitada por leitores de tela. 
Editor

Graduada em Jornalismo com MBA em Big Data na Gestão de Marketing. Atua numa Comunicação Estratégica humanizada em grandes corporações, com foco em posicionamento institucional nos mercados do Brasil e da América Latina. É especialista em comunicação, tecnologia e transformação digital.