portal e-SAJ em São Paulo

Mais disponibilidade para os cidadãos: TJ amplia horário de atendimento do portal e-SAJ em São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou o atendimento online à sociedade. O portal e-SAJ, agora, está inclusive com suporte telefônico para peticionamento eletrônico das 8h às 23h59 dias úteis e, aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h. O canal é uma solução que facilita a troca de informações e agiliza o trâmite dos processos por meio de diversos serviços web voltados a advogados, serventuários da Justiça e cidadãos.

O atendimento do suporte técnico do portal e-SAJ acontece pelos telefones 0800-7979818 (ligação de fixo) e (11) 4199-6366 (ligação de celular) e, também pelo portal www.suportesistemastjsp.com.br. O atendimento visa dar suporte aos sistemas de peticionamento eletrônico, consultas aos andamentos dos processos e às jurisprudências, além de os pushes (funcionalidade que permite ao advogado receber por email as informações referentes às movimentações processuais) que deixaram de estar disponíveis apenas em horário comercial, e passaram a ser acessíveis até 23h59 durante a semana e das 9h às 18h em feriados e fins de semana.

Leia mais: Distribuição de processos digitais supera a de físicos por dois meses seguidos

Ampliação do atendimento do portal e-SAJ é comemorada por advogados

A advogada Patrícia Vargas Fabris, de São Paulo, é uma das profissionais que comemora a ampliação do horário de atendimento do portal e-SAJ. Para ela, a medida ameniza a pressão extra que o horário restrito imprime às atividades do advogado. “A tecnologia facilita o dia a dia do profissional e a disponibilidade do atendimento, além do horário de expediente, confere mais tranquilidade às nossas práticas”, diz. Patrícia também aprovou a assessoria online. Ela contou com o serviço em um dia que estava na estrada e precisava protocolar um recurso especial. Pediu auxílio ao suporte para verificação e foi prontamente atendida.

O portal e-SAJ em São Paulo é uma das consequências da adoção do processo digital pelo Tribunal. “Como os serviços online oferecem funcionalidades para todos que desejam obter informações em tempo real, sem precisar se deslocar até os fóruns, é uma tecnologia que desafoga as secretarias judicias e reduz o tempo que os serventuários despendem ao público no atendimento no balcão, nos cartórios”, conta Rafael Stabile, gerente de Operações São Paulo da Softplan – empresa que desenvolve o SAJ em parceria com o TJSP.

Serviços como cadastro, conferência e impressão de certidões; acesso à biblioteca (consulta ao acervo bibliográfico, normas, súmulas e ementário de jurisprudência do TJSP); conferências de documentos digitais; consulta aos contratos e convênios da Secretaria de Administração, ao Diário de Justiça Eletrônico ao andamento dos processos e às jurisprudências, além do peticionamento eletrônico e push são facilidades disponíveis no portal e-SAJ.

Certidões cíveis, criminais e de execuções criminais estaduais disponíveis pela internet

Certidões de distribuições cíveis, criminais e de execuções criminais com abrangência em todo o Estado de São Paulo também estão acessíveis aos cidadãos. Antes, era necessário pedir uma certidão em cada comarca de interesse; agora o pedido e retirada podem ser feitos pela internet.

O objetivo da Presidência do TJSP e da Corregedoria é ampliar o volume de informações e facilitar o acesso do público às certidões. “A expectativa é que haja queda significativa de pedidos presenciais. Isso acelera a resposta que o cidadão precisa e contribui para a redução de papel em circulação”. Conforme o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel, além desses benefícios, “a abrangência estadual da certidão facilita a vida do cidadão, permitindo que as informações sejam prestadas com maior rapidez e segurança”. Ambos atribuem essas melhorias ao esforço e dedicação dos servidores das secretarias de Primeira Instância, Tecnologia da Informação e da Corregedoria.

A certidão é emitida considerando todos os feitos cadastrados no SAJ, preservando a possibilidade de solicitar a certidão local para que seja feita a pesquisa nas fichas manuais. Isso melhora o fluxo de trabalho com otimização de recursos humanos, traz economia no consumo de bens e instalações que hoje são utilizadas nos pedidos em balcão e reduz a circulação de público nas unidades forenses.

Para solicitar, via internet, as certidões estaduais de distribuição criminal e de execuções criminais – que são gratuitas – basta preencher e enviar o formulário eletrônico e, em até 5 dias contados da data do pedido, estarão disponibilizadas.

Para as certidões estaduais de distribuições cíveis é necessário preencher o formulário, imprimir a guia FEDTJ – automaticamente gerada – e realizar o recolhimento em favor do Fundo Especial de Despesa do Tribunal (FEDT). As certidões de distribuições cíveis são disponibilizadas em até cinco dias do pagamento.

*Foto: Divulgação| Assessoria de Comunicação do TJSP

5 Comments

  • nair

    Bom dia ! Estou desde ontem ao meio dia tentando entrar em contato com o 08007979818 e so´ da ocupado. Tento utilizar o meu cadastro para enviar mensagem também não da certo. Troco a senha e continuo sem sucesso. O que faço? tenho prazo para peticionar e não consigo.Voces não podem manter um unico telefone para solução de problemas, ainda mais se o mesmo vive ocupado. preciso de uma solução urgente.

    • Tomás Petersen

      Olá, Nair, encaminhei a sua reclamação para a equipe responsável. Aguarde um contato por email. Qualquer outro problema, pode avisar por aqui. Obrigado pelo contato.

  • ARMANDO BERTINI JUNIOR

    bom dia estou sério problemas no envio de documentos, coloco meu token quanto vou assinar e enviar saia a seguinte mensagem abaixo, porém tem horas que aparece a mensagem tem hora que não aparece não sei o que fazer,por favor precisamos algo para nos ajudar e não par nos complicar, por favor HELP
    Não foi possível realizar a comunicação com seu certificado digital. Verifique se o token está inserido corretamente no seu computador.

  • Danyelle

    Estou tentando fazer um protocolo a mais de duas horas, já são 23:35 e não consigo entrar no site do TJ/SP. Site fora do ar.
    O que eu faço? Meu prazo encerra hoje e o sistema esta indisponivel

  • solange Alvão da Costa

    Boa tarde, meu nome é Solange Alvão da Costa sou Advogada – OABSP 104733, estou realmente desanimada com o site do esajsp, tentasse entra e o sou avisada que esse site não é seguro, anteriormente conseguia acessar agora não mais, descobrir um caminho alternativo, também bloquearam esse acesso, como se não bastasse, digito meu PIN corretamente, ele não é aceito e cancelam meu etoken, lido com prazos nem sempre posso corrigir o problema que inclusive não foi por min causado. Por gentileza, nada é de graça para nós e nem pagando conseguimos ter um serviço decente. Obrigada.

Comentários fechados.