Projeto Manaós: Comitê Gestor é apresentado ao SAJ Insights

O painel de indicadores do Manaós foi lançado durante uma capacitação dos integrantes do Comitê Gestor do programa na sala de Reuniões da Presidência do TJAM. Foto: Raphael Alves/TJAM

Ferramenta permitirá o acompanhamento dos indicadores das unidades judiciárias e o cumprimento das metas do Projeto Manaós.

Representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) participaram na última segunda-feira do primeiro treinamento do Projeto Manaós. A capacitação foi voltada para os membros do Comitê Gestor do Projeto. Na oportunidade, eles foram apresentados ao SAJ Insights.

O SAJ Insights é uma ferramenta de ciência de dados e Inteligência Artificial que oferece painéis com os principais indicadores das unidades judiciárias. Será por meio dele que os magistrados e servidores do TJAM poderão acompanhar o desempenho das Varas e Comarcas.

“Teremos também painéis no SAJ Insights exclusivos para o monitoramento do Projeto Manaós, como a implantação nas diversas Varas. O Comitê Gestor também poderá acompanhar o desempenho das novas funcionalidades implantadas”, explicou o gestor de projetos da Softplan, Robers Bordignon.

O treinamento ocorreu na sala de reuniões da presidência do TJAM, na Sede da Corte, e foi ministrado pela analista de negócios Priscila Vieira e pelo analista de sistemas Gustavo de Oliveira, ambos representantes da Softplan.

Como integrantes do Comitê Gestor do projeto, participaram do treinamento o juiz auxiliar da presidência do TJAM, Alexandre Henrique Novaes; o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (DVTIC/TJAM), Thiago Facundo; o diretor da Divisão de Divulgação/TJAM, Álvaro Corado e o coordenador de Fiscalização e Auditoria do SAJ/TJAM, Eduardo Pinheiro.

Objetivos do Projeto Manaós

“Apesar de termos um domínio razoável do SAJ, percebemos que existem várias ferramentas que ainda não conhecemos e que podem facilitar o nosso dia a dia. Além disso, com o Manaós teremos toda uma mudança no fluxo, o que, como pude perceber nesses dias de treinamento, vai facilitar muito toda a nossa atividade”, disse Evelyn Rebelo dos Santos Figueira, diretora de secretaria da 5ª Vara de Família do TJAM.

Por meio da tecnologia e do investimento em capacitação de servidores e magistrados, o TJAM pretende aprimorar a prestação jurisdicional com a potencialização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). O SAJ é a solução adotada pelo TJAM há mais de duas décadas para fazer a gestão de seus processos judiciais.

Com o Projeto Manaós o TJAM também priorizará a capacitação de seus quadros. Pelo cronograma, até novembro de 2019, 400 servidores e 150 magistrados participarão de workshops. Depois de potencializar seus conhecimentos sobre o SAJ, os participantes replicarão as boas práticas dentro de suas áreas de trabalho. O projeto também abrangerá capacitações in loco e presenciais em 140 unidades judiciais do TJAM.

No último dia 3 de setembro, durante a reunião de apresentação do cronograma de ações do Manaós, os gestores do projeto ressaltaram que o objetivo da iniciativa é consolidar e elevar os indicadores de produtividade do TJAM, cujo retrospecto foi recententemente destacado no Relatório Justiça em Números, do CNJ.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJAM