saj ministéros públicos mprs

MPRS dá início à implantação do SAJ Ministérios Públicos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul deu início à implantação do SAJ Ministérios Públicos, desenvolvido pela Softplan. O projeto-piloto do sistema de gestão de processos judiciais ocorre nas Promotorias de Justiça Criminais de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre. O lançamento da solução no MPRS ocorreu no dia 22 de novembro no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público.

A implantação do SAJ Ministérios Públicos já começou ainda em novembro nas Promotorias do projeto-piloto. A partir disso, o projeto prevê que o sistema entrará em operação gradualmente a partir de janeiro de 2023.

Na abertura do evento, realizado pela Subprocuradoria-Geral de Gestão Estratégica e pela Softplan, desenvolvedora da solução que entrega ferramentas para gestão e compartilhamento de tarefas, peticionamento simplificado e automação com inteligência artificial, entre outras funcionalidades, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, definiu a implementação da funcionalidade como um momento de virada, de transformação para o MPRS.

“O SAJ possibilita padronizar e aperfeiçoar as atividades do Ministério Público, quantificar os procedimentos e a obtenção de dados, com agilidade e transparência”, afirmou Dornelles. O PGJ agradeceu aos promotores de Justiça e servidores das Promotorias de Justiça de Gravataí, que aceitaram o desafio de implantar o projeto piloto e participam do treinamento nessa primeira etapa.

“O SAJ possibilita padronizar e aperfeiçoar as atividades do Ministério Público, quantificar os procedimentos e a obtenção de dados, com agilidade e transparência”, disse o PGJ do MPRS, Marcelo Dornelles. Foto: MPRS

A subprocuradora-geral de Justiça de Gestão estratégica, Caroline Vaz, ressaltou que o SAJ Ministérios Públicos “é o início de um ciclo que melhorará a vida de todos, trazendo impactos muito positivos na atuação de Promotorias e Procuradorias de Justiça. A nossa parceria com a Softplan mostra a disposição dos envolvidos para criar um sistema que atenda às necessidades do MP para um trabalho ainda mais qualificado”, disse.

Para a implementação do novo sistema, foi criada a equipe MPSAJ, composta por servidores da instituição e da Softplan.

Leia a notícia no site do MPRS.