Quíron: plataforma de conhecimento do SAJ tem recorde de acessos na quarentena

Quíron, plataforma online de conhecimento do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) já está disponível para todas as instituições que contam com a solução da Softplan. Usuários do SAJ em Tribunais, Ministérios Públicos e Procuradorias Jurídicas já podem buscar e consultar conteúdos de capacitação exclusivos para o sistema. 

O Quíron é a central de ajuda do SAJ. O portal pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer horário do dia. Ele é abastecido diariamente com novos conteúdos em texto e vídeo com orientações e boas práticas de uso do sistema. Tudo elaborado em uma linguagem objetiva, direta e acessível. 

“O Quíron é uma plataforma, viva, contínua e colaborativa. Focamos a produção dos materiais nas reais necessidades dos usuários do SAJ. Por isso o feedback e o contato direto com as instituições é tão importante para a atualização do portal”, explica a coordenadora do Quíron na Softplan, Talita Caetano Silva. 

Um dos exemplos de colaboração e foco no usuário é artigo “Principais teclas de atalho do SAJ Procuradorias”. Sugestão da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, é um dos textos mais acessados na seção de Procuradorias Jurídicas. 

Acesse e conheça o Quíron

Acessos disparam durante período de quarentena 

Quíron tinha um processo de ativação presencial. Equipes de Capacitação e Customer Success visitavam cada cliente pessoalmente a fim de orientar sobre o uso do Quíron e colher feedbacks e sugestões de conteúdos. Esse processo vinha sendo nos três perfis de clientes: Procuradorias, MPs e Tribunais.

Entretanto, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de as instituições adotarem o trabalho remoto, a situação mudou. Sem a possibilidade de oferecer atendimento presencial, e com uma maior demanda por consultas autônomas, a Softplan identificou a oportunidade e adotou estratégias de ativação remota. Com o trabalho ativo de especialistas em plataforma de microlearning, gestão do conhecimento e experiência do cliente, o resultado foi que, em poucas semanas, o Quíron foi disponibilizado para toda a base de usuários.

“Nas quatro primeiras semanas de quarentena, o Quíron mais do que duplicou o número de acessos diários. Também aumentamos nossa produção de conteúdo, com base nas necessidades que os usuários apontam às equipes de atendimento”, disse Talita Caetano Silva.

Do início da quarentena até o final de maio, os números de acessos dispararam ainda mais. Em Tribunais de Justiça, houve uma evolução de 1035% nos usuários que acessaram o Quíron. Para MPs, este indicador foi de 648%, enquanto para Procuradorias Jurídicas, foi de 487%.

“Eu achei uma ferramenta maravilhosa porque vai ajudar a tirar as dúvidas do servidor e otimizar o tempo de quem já consegue manusear bem o sistema. Quando o servidor tiver uma dúvida, é só acessar o Quíron, e lá ele vai ter várias formas de aprender o que precisa”, disse Wanderley Nogueira, diretor da 1ª Vara de Infância do TJAC.

“A apresentação do Quíron só veio agregar conhecimento, pois é uma ferramenta em que rapidamente podemos encontrar respostas para uma melhor utilização do sistema”, disse Darlene Feitosa Martins, da 1ª Vara da Comarca de Tauá do TJCE.

Sobre o Quíron

O Quíron é a central de ajuda do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), uma plataforma colaborativa, contínua e viva, que agrega conhecimentos sobre as soluções da Softplan para a área jurídica.

Mas por que é chamado de Quíron?

A inspiração vem do mais inteligente dos centauros da mitologia grega. Quíron foi mentor de grandes heróis, como Hércules e Aquiles, ensinando as artes da medicina, da caça, da arquearia, da música, entre outras. Quando morreu, ascendeu aos céus, transformando-se na constelação de Sagitário. Por isso, esta é utilizada para representar a identidade da plataforma

Da mesma maneira que o sábio centauro, a plataforma Quíron tem como objetivo principal ser mentora dos usuários do SAJ, orientando-os na utilização do sistema. É uma plataforma de aprendizado e resolução de dúvidas.