Tecnologia para a Justiça - parceria no Amazonas

Tecnologia para a Justiça: TJAM e MPAM firmam termo de cooperação para uso do SAJ

Comitivas do TJAM e do MPAM com profissionais da Softplan

O Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Amazonas reafirmaram uma importante parceria.

Foi o resultado da visita de uma comitiva das duas instituições na Softplan, empresa desenvolvedora do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), em Florianópolis, nesta semana. A Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque e o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, consolidaram o termo de cooperação para que o MPAM tenha uma maior integração entre os módulos do SAJ.

O TJAM adota o SAJ como sistema de gestão processual desde 2002, e o MPAM iniciou a implantação do sistema no primeiro semestre de 2019.

“O trabalho do MP impacta diretamente nos resultados do Tribunal, pois atuamos com um número considerável de processos impulsionados a pedido do MP. Essa parceria é fundamental”, avalia o presidente do TJAM.

Para a coordenadora do grupo gestor do SAJ MP, promotora de Justiça Cley Martins, o encontro atingiu seus objetivos práticos. “Foi uma reunião produtiva, pois precisávamos alinhar com o TJAM algumas soluções para demandas do MP que surgiram com o caminhar da implantação”, disse.

O termo de cooperação prevê acessos provisórios ao SAJ implantado no TJAM, já que o acesso definitivo deve estar finalizado em seis meses, quando o SAJ MPAM estiver com sua implantação na fase final.

“O SAJ é a tecnologia para a Justiça mais moderna que existe atualmente. Com o apoio dessas inovações, nossos clientes conquistam resultados de grande visibilidade e índices altos na qualidade da prestação jurisdicional. Isso, claro, permite que os cidadãos recebam um serviço cada vez mais qualificado das instituições de Justiça”, reforça Ilson Stabile, diretor executivo da Softplan.

Tecnologia para a Justiça: automações para elevar a produtividade

O encontro de trabalho na Softplan ainda abordou os resultados do primeiro ciclo de atividades do Projeto Manaós no TJAM, iniciado em setembro de 2019.

O Manaós uniformiza e padroniza várias funcionalidades e recursos do SAJ. Por meio da automação e da capacitação de magistrados e servidores, as rotinas cartorárias se tornam mais simples e ágeis, aumentando o desempenho e a produtividade das varas e dos demais setores judiciais.

Manaós: Resultados do primeiro trimestre

  • 20% – aumento de processos movimentados por mês
  • 70% – aumento de processos movimentados em até 15 dias
  • 41% – redução de dias entre a distribuição e o primeiro impulso do processo
  • 29% – redução de dias entre a juntada de intermediárias e a movimentação seguinte
  • 31% – aumento de processos movimentados em até 15 dias na fila de concluso para sentença
  • 11% – redução de dias entre a distribuição e o primeiro julgamento
Administrator

Graduada em Jornalismo com MBA em Big Data na Gestão de Marketing. Atua numa Comunicação Estratégica humanizada em grandes corporações, com foco em posicionamento institucional nos mercados do Brasil e da América Latina. É especialista em comunicação, tecnologia e transformação digital.