Softplan promove fórum sobre Inteligência Artificial para Ministérios Públicos

Do canto superior esquerdo, em sentido horário: Alexandre Vedovelli, Tiago Melo (Softplan), Paulo Zeni e Antônio Medeiros (MPMS).

Membros e representantes dos Ministérios Público que adotam o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) participaram na última quinta-feira (2) do webinar “Inteligência Artificial para MPs na prática”. A palestra online foi apresentada pelo product manager da Softplan Tiago Melo. A iniciativa faz parte o calendário do fórum de debates promovido pela Softplan e pelos Ministérios Públicos parceiros a fim de discutir e planejar possibilidades e soluções tecnológicas para a Justiça.

“Com o fórum, os seis Ministérios Públicos que utilizam o SAJ podem compartilhar entre si suas experiências e necessidades. E por meio dos webinars, buscamos trazer assuntos que possam inspirar ideias para novas soluções, como no caso da Inteligência Artificial e Ciência de Dados”, explica o executivo da Softplan e organizador do fórum, Alexandre Vedovelli.

Na palestra, Tiago Melo falou sobre como a Softplan se preparou e vem desenvolvendo, desde 2017, projetos e soluções em Inteligência Artificial. Explicou também sobre a abordagem científica utilizada, que leva em conta tanto a parte técnica, quanto os especialistas de negócio. Por fim, citou as principais iniciativas e aplicações práticas, como a LEIA .

“A Softplan está plenamente capacitada e habilitada para desenvolver qualquer tipo de solução que utilize abordagens de Ciência de Dados, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial”, disse Tiago.

Após a apresentação, os participantes puderam discutir o tema e trocar informações. Participaram da conversa os promotores de Justiça do Mato Grosso do Sul Antônio André David Medeiros e Paulo Zeni, e o diretor-geral do Ministério Público do Amazonas, José Alberto da Costa Machado. Eles falaram sobre como a ciência de dados pode melhorar a prestação jurisdicional e a atuação das promotorias.

Estiveram presentes no evento 67 pessoas, entre representantes da Softplan e membros e servidores dos Ministérios Públicos do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Um novo encontro do fórum está previsto para acontecer ainda em julho.