Estudantes premiados com as melhores redações sobre História e Cultura Afrobrasileira

Softplan participa de seminário sobre Consciência Negra promovido pelo MPMS

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) e a Secretaria de Estado de Educação (SED) promoveram no último dia 17 de novembro o evento “Tradição e cultura africanas na formação da identidade brasileira”.

Além de uma palestra seguida por um painel de debates, a iniciativa teve como destaque a premiação dos 12 vencedores do Concurso de Redação instituído em atenção ao Dia Nacional das Tradições Africanas. Destes, três estudantes foram contemplados com notebooks doados pela Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ Ministérios Públicos, sistema de gestão de processos utilizado pelo MPMS.

“É uma honra para a Softplan poder participar da iniciativa encabeçada pelo MPMS sobre um tema tão relevante para a sociedade. E mais do que isso, ficamos extremamente contentes em poder ver o resultado do esforço desses estudantes tão qualificados. Acreditamos que o conhecimento transforma vidas”, disse o diretor-executivo de Setor Público da Softplan, Márcio Santana Souza.

Palestra abordou o racismo estrutural no Brasil

Abrindo os discursos, o Coordenador Adjunto do NUPIER, Douglas Texeira, contextualizou a importância do evento e do concurso de redação para dar visibilidade à temática racial.

O Secretário da SED, Helio Queiroz Daher tratou da importância da justiça social, principalmente às mulheres negras, e parabenizou o MPMS por ser partícipe na execução das políticas públicas.

No mesmo sentido, o Procurador de Justiça e Coordenador do CAODH, Francisco Neves Júnior, levantou a questão do racismo e da importância desta pauta para promover o respeito e ampliar a inclusão.

Já o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional e Conselheiro Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Paulo César Zeni agradeceu as parcerias, e falou da relevância de iniciativas como o do concurso de redação, que trazem o tema étnico-racial à tona. Revelou ainda que foi emocionante ler as redações.

Em seguida, a palestra sobre o tema “O racismo estrutural no Brasil e os impactos para a democracia” foi ministrada por Eugênia Portela de Siqueira Marques, docente da pós-graduação em Educação da UFMS, membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anpeb) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (Geprafe). Ela também é mestra em Educação e em Ciências Jurídicas pela UCDB, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Paraná.

Já o debate que se seguiu ficou a cargo da Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC), Procuradora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira; pelo Coordenador Adjunto do NUPIER, Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira; e pelo Secretário Executivo de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira.

Conheça os estudantes vencedores do concurso de redação

O concurso de redação teve como tema “História e Cultura Afro-Brasileira”. Participaram alunos das turmas dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e do EJA e AJA, das escolas e centros da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande.

Categoria 1º Ano

1° Lugar: Gabriel do Prado Coelho (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias).

2° Lugar: Ana Vitória Bercó de Souza (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Tito).

3° Lugar: Júlia Gabriela Lopes Lira (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima).

Categoria 2º Ano

1° Lugar: Karine Sandim Santos (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias).

2° Lugar: Ana Karlla Paim de Oliveira (Escola Estadual Aracy Eudociak).

3° Lugar: Alessandro de Lara Belizário (Escola Estadual Aracy Eudociak).

Categoria 3º Ano

1° Lugar: Otávio Rodrigues Duarte (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias).

2° Lugar: Izadora Aparecida Silva Pereira (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias).

3° Lugar: Giovanna dos Santos Eloy (Escola Estadual Cívico-Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias).

Categoria EJA/AJA

1° Lugar: Cláudio Henrique Thimóteo da Silva (CEEJA Professora Ignês de Lamônica Guimarães).

2° Lugar: Ysabelly Ribeiro da Silva (Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno).

3° Lugar: Elivelton Rubens Francisco Pereira de Lima (CEEJA Professora Ignês de Lamônica Guimarães).

Os prêmios do 1º e 3º lugares da categoria EJA/AJA foram entregues ao Diretor Mauro Matsuo Yamasato devido à ausência dos vencedores.

Também foram premiadas as unidades de ensino: Escola Estadual Cívico-Militar Professor Tito, representada pelo Diretor Adão Alves Monteiro; e o CEEJA Professora Ignês de Lamônica Guimarães, representada por seu Diretor Mauro Matsuo Yamasato.