Softplan e clientes se reúnem para construir juntos o futuro dos Ministérios Públicos 

A Softplan promoveu nos dias 19 e 20 de outubro em Florianópolis o VI Fórum Estratégico de Ministérios Públicos. Neste ano, 25 representantes de oito instituições do segmento se reuniram com gestores e técnicos da empresa para discutir o desenvolvimento da solução SAJ Ministérios Públicos. Em sua sexta edição, o encontro teve como mote: “Construindo juntos o futuro dos MPs”. 

“Este evento já é uma tradição e cada vez mais ganha corpo. E por um motivo simples: desenvolver a solução em conjunto com os clientes, a várias mãos. Então teremos dois dias de compartilhamento de informações, melhores práticas e experiências. Trabalhar junto com os Ministérios Públicos é um compromisso da Softplan”, disse o CEO da Softplan, Eduardo Smith

Os dois dias de Fórum Estratégico de MPs totalizaram mais de 15 horas de programação, que incluíram: painel sobre desafios da transformação digital para atuação estratégica, apresentação de cases de sucesso e boas práticas, palestra sobre Inteligência Artificial aplicada e a revisão dos compromissos assumidos para 2023. O momento mais esperado ficou para o segundo dia: a discussão e elaboração conjunta do roadmap de entregas do SAJ Ministérios Públicos e a consolidação da carta de compromissos de 2024. 

“Tivemos uma ótima evolução em relação a 2022, amadurecemos muito as conversas e saímos daqui com o compromisso de melhorar ainda mais nossas entregas”, disse o CTO da Softplan, Guilherme Brasil

“Gostaria de reforçar uma mensagem de disponibilidade da Softplan com os MPs. Não só nesses dois dias, mas sempre. As demandas do Ministério Público serão sempre respondidas com carinho”, disse o diretor-executivo de Setor Público da Softplan, Marcio Santana

MPSC foi coanfitrião do Fórum Estratégico

O Ministério Público de Santa Catarina, que utiliza o SAJ Ministérios Públicos desde 2006, foi o coanfitrião do Fórum. Por isso, o discurso de boas-vindas ficou a cargo do Procurador-Geral de Santa Catarina, Dr. Fábio de Souza Trajano. Ele fez um balanço desses últimos 17 anos de relação com a Softplan e agradeceu a presença dos colegas dos outros Estados: 

“O nosso sentimento é de extrema alegria e felicidade em receber em Florianópolis as instituições que adotam a solução SAJ. É muito bom para o MPSC estar neste momento e poder falar que não estamos mais sozinhos, que temos outros nove MPs juntos”, disse o PGJ. 

Atualmente, 10 Ministérios Públicos brasileiros adotam o SAJ Ministérios Públicos: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Ministério Público Militar (MPM)

Destes, o MPPA e o MPM marcaram presença pela primeira vez no Fórum Estratégico. Do Pará, o Dr. Reginaldo César Lima Álvares, promotor de Justiça e membro da Comissão Gestora do SAJ, participou do painel de debates ao lado do Dr. Trajano, do Dr. Alexandre Saltz, Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, e do Dr. João Cláudio Pizzato Sidou, Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS. E as promotoras de Justiça Dra. Daniela Souza Filho Moura e Dra. Mônica Rocha apresentaram o case de boas práticas sobre a criação do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPPA. 

“Um evento dessa magnitude é essencial para o MPPA e para todos os MPs que estão integrados ao SAJ porque a gente consegue discutir o futuro da ferramenta, suas novas funcionalidades necessárias para uma realidade em constante mutação, e consegue pensar juntos em soluções para problemas comuns que temos”, disse a Dra. Daniela Moura. 

O MPM é o mais novo cliente da Softplan no segmento de Ministérios Públicos. Ainda em fase de levantamento de requisitos para receber o SAJ, a instituição fez questão de participar do Fórum Estratégico. O representante foi o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Fernando Santos. 

“Ter essa troca de experiências e ver a realidade de diferentes MPs em diferentes estágios contribui muito com a nossa implantação, que ainda está no início”, disse.